A aposentadoria especial do mecânico de aeronave é possível em razão das atividades desempenhadas pelo mecânico de aeronaves serem tipicamente insalubres e/ou perigosas. Não há dúvidas perante o INSS e nem a justiça de que as atividades do mecânico de aeronaves, sejam preventivas ou corretivas, tem a presença de agentes nocivos físicos e químicos. Portanto, seja na troca de componentes eletrônicos queimados, no conserto ou reparo de engrenagens defeituosas, na substituição de peças, na calibração e/ou testes de equipamentos, é notório o direito a aposentadoria especial.
Podemos citar o contato com solda de chumbo/estanho, promovendo a ocorrência de fumos metálicos no ambiente, contato com graxa e óleos minerais, com a presença de hidrocarbonetos, assim a exposição a alta voltagem, durante os testes de equipamentos e/ou motores. Motores estes que durantes testes atingem ruídos extremamente altos, facilmente atingindo níveis superiores a 100 dB (A), o que reduz para poucos minutos o período no qual o mecânico pode ficar exposto a tal ruído.
Importante destacar que na aposentadoria especial do mecânico de aeronave o mais importante é o reconhecimento da atividade como especial, pois, uma vez que o profissional não atinja os 25 anos de atividade, poderá se aposentar pela aposentadoria comum, através da conversão do tempo trabalhado como mecânico, com o acréscimo de 40% (no caso de homens) sobre o referido tempo, com a incidência do fator previdenciário ou, ainda, através de regra progressiva, contabilizando a soma da idade e do tempo de contribuição, neste caso sem a incidência do fator previdenciário.
Dr. Bruno Mesko Dias
OAB/RS 72493
Especialista em Aposentadoria Especial dos Aeronautas e Aeroviários.
O Dr. Bruno atua com o Direito Previdenciário há mais de 10 anos, sendo que tem focado sua atuação na defesa dos direitos previdenciários dos aeronautas há aproximadamente 04 anos, tendo se dedicado integralmente aos estudos sobre a pressão atmosférica, as radiações ionizantes e o ruído no ambiente de trabalho dos aeronautas no último 01 ano e meio.
Autor de diversos artigos publicados em revistas da área e em seu blog.
Recentemente foi convidado pela Associação dos Tripulantes da TAM (ATT) para palestrar aos associados.
Sua situação será análisada diretamente por ele.